Diferenças entre edições de "Problemática do Conhecimento Histórico"

Da wiki Wiki Universidade Aberta
(Criou a página com "== Guia Informativo == *[https://www2.uab.pt/guiainformativo/detailuc.php?uc=272 Guia da Unidade Curricular] == Plano da Unidade Curricular == == Enunciados e Resoluções d...")
 
Linha 1: Linha 1:
== Guia Informativo ==
+
Rui Pinto, 1300634;
*[https://www2.uab.pt/guiainformativo/detailuc.php?uc=272 Guia da Unidade Curricular]
+
 
== Plano da Unidade Curricular ==
+
Para dar sentido à afirmação de Pierre Vilar, será necessário conjugar alguns fatores necessários para encontrar o sentido da mesma. Será, pois, o facto de a história “ensinar-nos”, visto que ao queremos interpretar, ou mostrarmos interesse por uma matéria que a simples curiosidade ou estudo mais elaborado nos direciona, ao fazê-lo, contamos com a História, que  é apaixonante e fascinante nesse sentido.  
== Enunciados e Resoluções de e-Fólios, p-Fólios e Exames de anos anteriores ==
+
Logo depois e intrinsecamente relacionado está, provavelmente uma das tarefas mais difíceis de apreender para o ser humano, é o facto de saber ler. O Historiador é por natureza um amante da leitura. Ler está no seu ADN. Ler está na base de qualquer pesquisa, investigação, estudo ou, claro está, na simples leitura de um jornal. A notícia é história, a sua divulgação e sua procura fazem do historiador uma pessoa em pleno e constante aperfeiçoamento, tal deverá ser a linha a seguir. Ao mesmo tempo que a análise crítica vai sendo montada à medida que a notícia é transferida pela leitura e dissecada pelo leitor, estamos a impulsionar e a cultivar o interesse pelos factos ocorridos, logo, a fazer história, na vertente que queiramos seguir ou estudar.
=== Ano Lectivo 2020/2021 ===
 
=== Ano Lectivo 2019/2020 ===
 
=== Ano Lectivo 2018/2019 ===
 
=== Ano Lectivo 2017/2018 ===
 

Revisão das 16h24min de 2 de outubro de 2024

Rui Pinto, 1300634;

Para dar sentido à afirmação de Pierre Vilar, será necessário conjugar alguns fatores necessários para encontrar o sentido da mesma. Será, pois, o facto de a história “ensinar-nos”, visto que ao queremos interpretar, ou mostrarmos interesse por uma matéria que a simples curiosidade ou estudo mais elaborado nos direciona, ao fazê-lo, contamos com a História, que é apaixonante e fascinante nesse sentido. Logo depois e intrinsecamente relacionado está, provavelmente uma das tarefas mais difíceis de apreender para o ser humano, é o facto de saber ler. O Historiador é por natureza um amante da leitura. Ler está no seu ADN. Ler está na base de qualquer pesquisa, investigação, estudo ou, claro está, na simples leitura de um jornal. A notícia é história, a sua divulgação e sua procura fazem do historiador uma pessoa em pleno e constante aperfeiçoamento, tal deverá ser a linha a seguir. Ao mesmo tempo que a análise crítica vai sendo montada à medida que a notícia é transferida pela leitura e dissecada pelo leitor, estamos a impulsionar e a cultivar o interesse pelos factos ocorridos, logo, a fazer história, na vertente que queiramos seguir ou estudar.