PUC de SSW 2011/2012

Da wiki Wiki Universidade Aberta
Revisão em 20h26min de 15 de fevereiro de 2014 por Marco Martins (Discussão | contribs)

Sistemas e Serviços Web

Plano da Unidade Curricular de Sistemas e Serviços Web


UNIDADE CURRICULAR 21109

Docente(s):

Professor responsável: Vítor Cardoso
Co-docência de: Paulo Nunes

Ano Lectivo: 2011/2012

O que é o PUC?


O PUC constitui um documento que visa orientar o processo de aprendizagem do estudante ao longo da Unidade Curricular a que se refere. É por isso um guião que requer uma leitura atenta e que lhe será útil ao longo de todo o percurso de aprendizagem. Aqui encontrará informação sobre as temáticas a estudar, as competências a desenvolver, informações sobre como se organiza o processo de aprendizagem, como utilizar e tirar partido do espaço virtual relativo a esta Unidade Curricular, o que se espera de si, como é avaliado, entre outros aspectos fundamentais para realizar da melhor forma este percurso.

Apresentação da Unidade Curricular

Esta disciplina tem por objectivo proporcionar aos alunos o conhecimento da World Wide Web (WWW) e das principais linguagens e tecnologias usadas na programação dos sistemas e serviços disponíveis nesta rede mundial e que a tornaram tão útil e dominante no mundo actual.

É dado destaque à programação nas principais linguagens Web, na óptica do cliente e na do servidor, bem como à criação e desenvolvimento de aplicações Web dinâmicas com recurso a tecnologias de bases de dados.

Competências a Desenvolver

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:

  • Conhecer as características fundamentais das principais linguagens e tecnologias Web.
  • Saber implementar sistemas de software para funcionar na Web, utilizando criteriosamente tecnologias do lado do cliente e do lado do servidor.
  • Capacidade de conceber e criar aplicações e sites Web dinâmicos.

Roteiro de conteúdos a trabalhar

Nesta Unidade Curricular serão trabalhadas as seguintes temáticas que correspondem aos capítulos 1,2,3 e 6 do manual adoptado para a cadeira:

 

1. HTML ESTRUTURA DO CÓDIGO HTML / FORMATAR TEXTO EM HTML: Separar linhas no texto; Tipo de letra, tamanho e cor; Códigos das cores em HTML / HIPERLIGAÇÕES: Hiperligações para locais específicos de um documento / INSERIR IMAGENS / INSERIR IMAGENS COM HIPERLIGAÇÕES / ENDEREÇOS ABSOLUTOS E RELATIVOS: Referências a imagens ou outros objectos; Referências a documentos HTML / ORGANIZAR OS FICHEIROS / CRIAR TABELAS: Criar tabelas dentro de tabelas; Criar tabelas mais complexas / CRIAR FORMULÁRIOS: Objectos de formulário; Receber informação do visitante através de um formulário / MOLDURAS: Molduras como mecanismo de navegação; Molduras mistas; I-frames ou molduras em linha / MAPAS DE IMAGEM / ACENTOS, CARACTERES ESPECIAIS E ALFABETOS INTERNACIONAIS: Caracteres especiais; Alfabetos internacionais / FORMATAR SECÇÕES DO DOCUMENTO: A marca div; A marca span / MULTIMÉDIA: Som; Vídeo / VALIDAÇÃO DO HTML
2. CSS FOLHAS DE ESTILO VERSUS FORMATAÇÃO EM HTML / SINTAXE DAS FOLHAS DE ESTILO / TIPOS DE FOLHAS DE ESTILO: Folhas de estilo externas; Folhas de estilo internas; Folhas de estilo em linha; Articulação de diferentes tipos de folhas de estilo / TIPOS DE SELECTORES: Selectores de classe; Selectores de ID; Selectores de contexto / UNIDADES; Unidades de medida; Formatos de cor / NOMENCLATURA DAS FOLHAS DE ESTILO: Selector; Propriedade; Valor; Declaração; Estilo; Classe; Agrupamento; Propriedade abreviada; Pseudo-elementos; Pseudo-classes / FUNDO DO DOCUMENTO / TEXTO: Fonte; Estilo da fonte; Parágrafos; Famílias de fontes; Propriedade Border; Propriedade Padding / HIPERLIGAÇÕES / GRAFISMO: Dimensionamento de imagens; Propriedade Position; Propriedade z-Index; Propriedade Visibility; Contorno de imagens; Conteúdos em colunas; Conteúdos variáveis em estrutura fixa; Texto que contorna texto; Fluxo de texto em torno de imagens irregulares / VALIDAÇÃO DAS FOLHAS DE ESTILO
3. JAVASCRIPT ESTRUTURA DOS PROGRAMAS EM JAVASCRIPT: Questões de sintaxe; Ficheiros externos / MODELO DE OBJECTOS DO DOCUMENTO / EVENTOS: Eventos de sistema; Eventos de utilizador; Envio de formulários; Detecção do foco; Colocação inicial do foco; Janela pop-up / VARIÁVEIS: Declaração de variáveis; Tipos de variáveis; Conversão entre tipos / OPERADORES: Precedência dos operadores; Operadores aritméticos; Operadores de incremento e decremento; Operadores de atribuição; Operadores relacionais; Operadores lógicos; Operadores bit a bit; Operador de cadeias / FUNÇÕES: Visibilidade das variáveis; Máquina de calcular / INSTRUÇÕES CONDICIONAIS: Instrução if; Instrução switch / INSTRUÇÕES ITERATIVAS: O ciclo while; O ciclo do-while; O ciclo for; A instrução break; A instrução continue / OBJECTOS: Animação interactiva; Animação controlada por temporizadores / VECTORES: Pesquisa em vectores / APLICAÇÕES: Loja na WWW; Criação dinâmica de caixas de selecção; Mudança de imagem por acção do rato; Navegação com Javascript / COOKIES
4. PHP INTRODUÇÃO / VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PHP: Desvantagens; Vantagens / TIPOS DE VARIÁVEIS: Booleanos; Inteiros; Reais; Cadeias; Vectores; Objectos; Recursos; NULL / VARIÁVEIS; Referências; Variáveis predefinidas; Âmbito das variáveis; Variáveis de variáveis; Variáveis exteriores ao PHP; Cookies / CONSTANTES / EXPRESSÕES: Atribuição; Funções; Comparação / OPERADORES: Precedência dos operadores; Operadores aritméticos; Operadores de atribuição; Operadores bit a bit; Operadores relacionais; Operador condicional; Operadores de controlo de erro; Operadores de execução; Operadores de incremento e decremento; Operadores lógicos; Operadores de cadeia; Operadores de vector / INSTRUÇÕES CONDICIONAIS: A instrução if; A instrução switch / INSTRUÇÕES ITERATIVAS: A instrução while; A instrução do-while; A instrução for; A instrução foreach; A instrução break; A instrução continue; A instrução return; As instruções require() e include(); As instruções require_once() e include_once() / FUNÇÕES: Argumentos de uma função; Devolver valores; Funções variáveis / CLASSES E OBJECTOS: Construtores; Herança; Destrutores; O operador ::; A classe de base; Representar objectos em texto / VARIÁVEIS DE SESSÃO / SERVIÇOS DE WEB EM PHP: Servidor de serviços Web, em PHP; Cliente de serviços Web, em PHP / PHP E MYSQL: Ligação a uma base de dados; Acesso a uma base de dados / EXEMPLOS: Um livro de visitantes; Sistema de envio de ficheiros por HTTP

Como vamos trabalhar?

A metodologia de trabalho utilizada pela Unidade Curricular compreende o estudo e a reflexão individuais (A), a partilha da reflexão e do estudo com os colegas, bem como o esclarecimento de dúvidas nos fóruns (B) e a realização de actividades (C).

A - O estudo e a reflexão individuais acontecem ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem o estudo e a reflexão individuais, o estudante fica muito limitado na sua participação nos fóruns previstos, bem como, dificilmente, poderá realizar com êxito as actividades formativas programadas.

B - A aprendizagem está estruturada por temas (4) seguindo os capítulos do manual adoptado. Para cada tema foi programado um fórum não moderado pelo professor ou um fórum de ajuda e orientação, moderado pelo professor, nos casos em que o tópico engloba a realização de um e-folio. Cada fórum possui os seus objectivos específicos, pelo que deverá o estudante consultar sempre as instruções que são fornecidas.

C - Integram o estudo e a reflexão individuais um conjunto de actividades formativas, programadas em função de cada tema, que o estudante deve realizar. Essas actividades conduzem o aluno à prática e pretendem criar a agilidade necessária em determinadas tarefas.

Bibliografia e outros recursos

Bibliografia Obrigatória:

Nesta cadeira foi adoptado um manual que cobre todos os pontos do programa e que os estudantes devem adquirir:

Título: Linguagens Web. 4.ª ed. Lisboa
Autores: PEREIRA, Alexandre ; POUPA, Carlos
Site: Site do Editor com o índice completo da obra
Editor: Sílabo, 2010
ISBN: 978-972-618-617-5

Nota importante: O programa da cadeira é coberto pelos capítulos 1,2,3 e 6 deste livro, que constituem a matéria de estudo neste ano lectivo.

Outros recursos para apoio à aprendizagem (fóruns, exercícios, textos, laboratórios virtuais, materiais multimédia, etc.) são disponibilizados em cada tema com as atividades de aprendizagem.

Como vai ser a avaliação?

A avaliação assume o regime de avaliação contínua. Os estudantes que não possam seguir esta modalidade de avaliação podem optar pela realização de um Exame Final presencial.

A opção pelo regime de avaliação (contínua ou final) será feita pelo estudante até ao final da 3ª semana lectiva, não podendo ser alterada no decurso do semestre. Por essa razão, o estudante deve ponderar com cuidado a escolha do tipo de avaliação tendo em conta diversos factores entre os quais se inclui a disponibilidade, ou não, para acompanhar em continuidade as actividades da cadeira ao longo do semestre.

Os estudantes que optem pela avaliação contínua disporão de um Cartão de Aprendizagem, pessoal, onde será creditada a avaliação que forem efectuando ao longo do semestre. O Cartão de Aprendizagem é um instrumento personalizado e cada estudante tem acesso apenas ao seu cartão.

Os estudantes que optem pela realização de um Exame Final terão acesso a todas as orientações dadas na plataforma e às Actividades Formativas disponibilizadas ao longo do percurso de aprendizagem, mas não aos instrumentos de avaliação utilizados no regime de avaliação contínua - E-fólios e P-fólio. Estes estarão disponíveis apenas para os estudantes que optem pela modalidade de avaliação contínua.

Avaliação Contínua

Os estudantes que optarem pela avaliação contínua creditam no seu Cartão de Aprendizagem – CAP – as classificações que obtiveram com a realização de vários trabalhos ao longo do semestre e a classificação obtida numa prova presencial, no final do semestre.

Ao longo do semestre ser-lhes-á proposto que elaborem pequenos trabalhos, designados e-fólios. A realização do conjunto dos e-fólios poderá levar à creditação do seu cartão (CAP) de um máximo de 8 valores.

À classificação obtida nos e-fólios juntam-se os valores obtidos na prova presencial, designada p-fólio, tendo esta a duração máxima de 90min. Esta prova, p-fólio, terá a cotação global de 12 valores.

No sistema de avaliação contínua, a classificação final na unidade curricular corresponde ao somatório das classificações obtidas em cada e-fólio e no p-fólio.

Um e-fólio é um pequeno documento digital elaborado de forma pessoal e incidindo sobre uma secção dos temas trabalhados.

O p-fólio consiste num documento escrito a realizar presencialmente, que complementa os e-fólios realizados electronicamente.

As indicações para a realização quer dos E-fólios, quer do P-fólio serão fornecidas no decurso da 4ª semana de actividades lectivas.

A aprovação na Unidade Curricular implica que o estudante obtenha um mínimo de 4 valores no conjunto dos E-fólios e um mínimo de 6 valores no P-fólio.

Calendário de avaliação contínua

<td>

</font>

</td> <td width="20%" valign="top">Até à Data: [5-Junho] </td>

<tr> <td width="20%" valign="top">P-fólio 12 valores </td> <td width="20%" valign="top"> </td> <td width="20%" valign="top"> </td> <td width="20%" valign="top"> </td> <td width="20%" valign="top">O p-fólio (e o exame) avaliam toda a matéria da cadeira. </td> </tr> <tr> <td width="20%" valign="top">Realização presencial </td> <td width="20%" valign="top"> </td> <td width="20%" valign="top"> </td> <td width="20%" valign="top"> </td> <td width="20%" valign="top">Data:

[.......]

</td> </tr> <tr> <td width="20%" valign="top">Realização presencial (as datas de exames são meramente indicativas. Confirme sempre no calendário de exames da Universidade)</td> <td width="20%" valign="top"></td> <td width="20%" valign="top"></td> <td width="20%" valign="top"></td> <td width="20%" valign="top">Datas: Época Normal:[11-Julho-2012T] Época Recurso:[24-Set-2012 T]</td> </tr> </table>

</font>

Março

Abril

Maio

Junho

E-fólio A [4 valores]

Data das indicações relativas à prova E-fólio A e dos respectivos critérios de avaliação

Data: [3 de Abril] Este e-fólio avalia os temas: 1-HTML e 2-CSS

Realização do E-fólio A (que é um exercício/teste online)

Data limite de entrega: [17-Abril]
Indicação da classificação do E-fólio A

Até à Data: [1-Maio]

E-fólio B [4 valores]

Data das indicações relativas à prova E-fólio B e dos respectivos critérios de avaliação Data: [8-Maio] Este e-fólio avalia o tema: 3-Javascript
Realização do E-fólio B (que é um exercício/teste online) Data limite de entrega: [22-Maio]
Indicação da classificação do E-fólio B </p>

Opção pelo Exame

O Exame Final traduz-se numa única prova escrita realizada presencialmente e classificada numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores.

Esta prova tem um carácter somativo, reportando-se à totalidade dos conteúdos abordados na unidade curricular e é realizada no final do semestre lectivo, tendo a duração de 2h e 30mn.

O estudante que optar pela modalidade de exame final, terá de obter neste um mínimo de 10 valores.

Calendário e plano de trabalho

Este Plano apresenta a previsão da distribuição temporal das várias Temáticas de estudo, das actividades e respectivas orientações de trabalho, de modo a que possa planear, organizar e desenvolver o seu estudo. Esta informação é complementada por orientações que deverá consultar com regularidade nesta Sala de Aula Virtual.

Ao longo do semestre são disponibilizadas orientações/sugestões para actividades formativas de aprendizagem relativas aos capítulos 1,2,3 e 6 do Manual que são a matéria de estudo no presente ano lectivo. As datas em que serão abertas (visíveis aos estudantes) e devem ser realizadas as actividades formativas, estão indicadas abaixo:

  • -Tema 1 - HTML >>> de 27-02-2012 a 19-03-2012
  • -Tema 2 - CSS (Cascading Style Sheets) >>> de 19-03-2012 a 02-04-2012
  • -Tema 3 - Javascript >>> de 02-04-2012 a 30-04-2012
  • -Tema 4 - PHP >>> de 30-04-2012 a 28-05-2012
  • -Tópico Final - Preparação p/ o Exame e p-fólio >>> de 28-05-2012 em diante O estudante deve visitar regularmente este site de apoio à cadeira e realizar as actividades propostas.