Desenvolvimento do Software

De Wiki Universidade Aberta


Guia Informativo Oficial

Planos da Unidade Curricular (PUC)

Enunciados e Resoluções de e-Fólios, p-Fólios e Exames de anos anteriores

Ano Letivo 2015/2016

Ano Letivo 2014/2015

Ano Letivo 2013/2014

Ano Letivo 2012/2013

Ano Letivo 2011/2012

Corpo Docente

Links úteis

Materiais de Apoio

2010/2011

Nesta UC estudam-se os diversos passos de desenvolvimento de uma aplicação.

É dado enfase à escrita de código segundo normas definidas na UC, e na execução de testes ao código.

A linguagem escolhida foi o C++, e foi praticamente obrigatório o uso do Visual Studio pois podiam surgir questões sobre este IDE.

No e-fólio A foi pedido para escrever uma pequena classe seguindo as regras definidas na UC, e fazer testes a esta classe.

No e-fólio B foi pedido para fazer testes a uma classe fornecida pelo professor, e elaborar o respectivo relatório de testes.

O p-fólio teve algumas questões de resposta multipla parecidas com as AF, uma questão que obrigava a construir uma função seguindo as regras de código e duas questões com testes a essa função.

O manual usado foi uma sebenta elaborada pelo professor José Coelho e fornecida no espaço da UC.

2015/2016

Neste ano lectivo a cadeira sofreu uma profunda remodelação passando o foco central a ser o desenvolvimento de software recorrendo à arquitectura MVC e utilizando a linguagem C#. A avaliação contínua teve duas vertentes, podendo ser escolhido um percurso individual ou o trabalho em grupo, e consistiu no desenvolvimento de uma aplicação recorrendo a C# e utilizando uma API de uma lista fornecida pelo professor onde foram aplicados os conceitos teóricos ao longo do semestre, sendo esta avaliada em diversos momentos ao longo do semestre. Foram abordadas as versões desta arquitectura de Kranser & Pope (1988) e Curry & Grace (2008), a utilização de eventos e delegados, o tratamento dos erros aplicacionais recorrendo às instruções throw, try, catch, finally e a utilização de interfaces. As provas de anos anteriores deixaram de ter aderência aos novos conteúdos da cadeira.

Vídeos disponibilizados na cadeira:


Tutorial de C#